Os brasileiros Caio Bonfim e Viviane Lyra garantiram lugar no pódio na prova de 20 km da marcha atlética realizada neste domingo (4), em Varsóvia, na Polônia. A competição integra o giro mundial da modalidade.
Caio Bonfim conquistou a medalha de prata com o tempo de 1h21min34s, ficando detrás exclusivamente do nipónico Yamanishi Toshikazu, que liderou a prova do início ao término. Esta foi a quarta medalha do brasiliano em cinco competições na temporada. Ele já havia conquistado o bronze em Kobe, no Japão, o ouro na Despensa Brasil em São Paulo e em Rio Maior. Seu melhor tempo no ano, até o momento, foi registrado em solo nipónico: 1h17min37s.
Na prova feminina, Viviane Lyra levou o bronze com o tempo de 1h28min54s. A equatoriana Paula Milena Torres ficou com o ouro, superando por exclusivamente um centésimo a peruana Kimberly García León, que ficou com a prata. Lyra esteve entre as líderes até os 15 km e finalizou a prova a 0.25 segundos da campeã.
A brasileira vive bom momento na temporada. Em 2025, foi campeã brasileira e sul-americana, e agora soma sua terceira medalha no giro internacional.
O bom desempenho dos atletas brasileiros ocorre em um momento de destaque para a modalidade no país. O Brasil foi anunciado porquê sede do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026.