A Associação de Árbitros de Futebol do Brasill (Abrafut) publicou, neste domingo (4), uma nota de repúdio pela revelação de Vitão contra a arbitragem do duelo entre Corinthians e Inter.
No enviado, a associação criticou a atitude do zagueiro colorado, que foi ao ar e xingou o louvado mineiro Paulo Cesar Zanovelli.
“Tal comportamento é absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte. Diante da sisudez dos fatos, a Abrafut informa que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis”.
O profissional do silvo foi chamado de “cagado” por Vitão. O zagueiro ainda ironizou que, na vivenda corintiana, os jogos são de “11 contra 12″.
Vitão não concordou com a expulsão do volante Bruno Henrique, queria cartão vermelho para Yuri Alberto e reclamou que não houve revisão em um suposto pênalti sobre o atacante Wesley.
Veja a nota da Abrafut na íntegra
“A Associação de Árbitros de Futebol do Brasill (Abrafut) vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à postura do desportista Vitão, do Sport Club Internacional, depois a partida contra o Corinthians, realizada em 03/05/2025.
Durante suas declarações, o jogador dirigiu palavras ofensivas ao louvado Paulo César Zanovelli, utilizando termos desrespeitosos e insinuando favorecimento à equipe adversária.
Tal comportamento é absolutamente incompatível com os princípios que regem o esporte. Críticas construtivas fazem secção do futebol, mas insultos, insinuações maliciosas e a falta de saudação ao trabalho dos profissionais da arbitragem não podem ser tolerados. O saudação à arbitragem é fundamental para a manutenção da integridade das competições e para a valorização de todos os envolvidos na construção do espetáculo esportivo.
Diante da sisudez dos fatos, a Abrafut informa que apresentará denúncia formal ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), solicitando as providências cabíveis.
Reiteramos que a arbitragem brasileira merece saudação. Atitudes uma vez que essa não somente atacam um profissional, mas atingem todo o futebol pátrio e sua credibilidade.
Reverência é o mínimo. E vamos exigi-lo.
Abrafut – Associação de Árbitros de Futebol do Brasil”