A chegada de Memphis Depay ao Corinthians começou com uma simples procura em um site de dados de jogadores. Segundo Tiago Maranhão, diretor de notícia do clube, a teoria surgiu em um momento de quase desespero, e não por meio de empresários ou relatórios de olheiros. O relato foi feito no podcast Boppismo.
“O Corinthians jogou fora contra o Fortaleza, jogou muito, e perdeu no finalzinho. Foi uma período longa que o Corinthians tomava gol todo jogo. Estavam lá o presidente Augusto Melo, o (Vinicius) Cascone, que hoje é diretor jurídico, mas na era era secretário-geral, e o Pedro Silveira, até logo diretor financeiro. Eles juntos ali tomavam as principais decisões do futebol com o Fabinho Soldado, executivo de futebol. Falaram: ‘o que a gente faz? O time está tentando, está dando o sumo, mas joga muito e perde. A gente vai desabar.”
Com a finalidade de evitar a queda, o grupo ousou, não quis olhar para o mercado vernáculo e optou por inovar na escolha.
“Um deles disse: ‘quem que dá para contratar?’. Tem o numerário da patrocinadora e vamos buscar um nome fora do generalidade, não vamos olhar em volta, vamos olhar lá longe. Não vamos pensar em numerário, vamos pensar em quem a gente traria se pudesse. Entraram na internet, viram os jogadores livres no mercado, apareceram alguns nomes e o do Memphis.”
O site usado foi o Transfermarkt, instrumento conhecida por listar contratos, dados e status de jogadores no mundo todo. Ali, encontraram um e-mail de contato de um empresário ligado ao jogador.
“Entraram no Transfermarkt e tinha o e-mail de contato de um empresário. Será que vale? Era madrugada no Brasil, tipo 6h. Esse empresário, nesse dia, estava na Alemanha. Aí mandaram (e-mail) se apresentando e dizendo que gostariam de conversar sobre a contratação do Memphis.”
Entretanto, apesar do contato inusitado, a resposta veio de súbito.
“O faceta respondeu: ‘É pra valer?’. Responderam que sim, mandaram uma foto e disseram que estavam disponíveis para falar por FaceTime. O Corinthians tinha uma pressa porque a janela estava ali. Ele foi contratado e eu estava lá.”
A negociação se concretizou no início de setembro do ano pretérito. Memphis foi anunciado no dia 9, e desde logo se tornou peça-chave na reação do clube.
Em 40 jogos, o atacante marcou 13 gols, deu 14 assistências e liderou o time na conquista do Campeonato Paulista de 2025.