O monegasco Charles Leclerc foi o destaque desta sexta-feira (23) no volta de Monte Carlo ao liderar as duas sessões de treinos livres para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1.
Correndo em moradia, Leclerc superou as expectativas da própria Ferrari e ainda se recuperou de uma colisão no início das atividades.
Apesar de um toque com Lance Stroll (Aston Martin) na curva do hairpin — que resultou em bandeira vermelha e danos na asa frente da Ferrari — Leclerc retornou à pista e marcou o melhor tempo do dia: 1min11s355.
A performance consolidou seu domínio nas ruas do principado, onde já conquistou a pole position três vezes nas últimas quatro edições.
Oscar Piastri (McLaren), atual líder do campeonato, foi o segundo mais rápido do dia, somente 0s038 detrás do tempo de Leclerc. O australiano chegou a espancar na barreira de pneus na curva Sainte Devote, mas minimizou o incidente: “Foi um dia complicado, mas quando conseguimos encaixar tudo, o ritmo é bom. A Ferrari parece muito mais potente do que nas corridas anteriores”.
Lewis Hamilton (Mercedes) terminou em terceiro na segunda sessão, posteriormente uma manhã de dificuldades, incluindo um momento em que seu sege saiu do pavimento ao passar pelas zebras na saída da piscina.
Max Verstappen (Red Bull), vencedor em Imola, ficou somente com a décima colocação no segundo treino e reclamou do tráfico intenso: “Dois momentos hoje foram bastante perigosos. Poderia ter havido um acidente sério se não tivesse recuado a tempo”.
O incidente entre Leclerc e Stroll rendeu ao canadense uma punição de perda de uma posição no grid de largada de domingo. Os comissários entenderam que o piloto da Aston Martin cortou a trajetória do contendor. Stroll alegou não ter ouvido o alerta do time pelo rádio. O sege da Aston Martin teve de passar por reparos na suspensão traseira e troca de câmbio.
Outros destaques do dia incluíram Lando Norris (McLaren), terceiro e quarto nas sessões, e os novatos da Racing Bulls.
Liam Lawson foi o quinto mais rápido no segundo treino, seguido pelo companheiro Isack Hadjar, que teve dois incidentes: primeiro, ao tocar a barreira na saída do túnel e, depois, ao danificar a suspensão traseira em novidade batida na curva 1. “Sou tão estúpido… acho que sou somente néscio”, lamentou Hadjar pelo rádio.
Fernando Alonso (Aston Martin), ainda sem pontuar em 2025, apareceu entre os dez primeiros nas duas sessões. Já George Russell (Mercedes) ficou em sexto e 12º, respectivamente.
Apesar do bom desempenho nesta sexta, Leclerc demonstrou cautela. Na quinta-feira, havia minimizado as chances da Ferrari. O time italiano tem sofrido com falta de ritmo em voltas rápidas e dificuldades em curvas lentas — um problema que, curiosamente, pode ser amenizado no travado traçado de Mônaco, o mais lento do calendário.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Christian Radnedge e Toby Davis)