Evento previsto para ocorrer entre os dias 14 e 22 de fevereiro no Jockey Club Brasílio, na capital fluminense; atual número 43 do mundo e número 1 do Brasil, principal tenista do país é destaque de sua geração e o mais jovem tenista dentro do top 100
João Fonseca, principal nome do tênis brasiliano e promessa da modalidade, vai estar presente do Rio Open 2026, evento previsto para ocorrer entre os dias 14 e 22 de fevereiro no Jockey Club Brasílio, na capital fluminense. Atual número 43 do mundo e número 1 do Brasil, Fonseca é destaque de sua geração e o mais jovem tenista dentro do top 100. Em 2023, o carioca fez sua estreia no rotação justamente na competição em sua cidade natal. O sonho começou cá”, destacou o Rio Open, no proclamação.
“O Rio Open é um torneio muito próprio para mim, que representa diferentes experiências na minha vida. Já fui uma vez que torcida, uma vez que sparring e foi onde joguei meu primeiro ATP. Criei muita vivência vendo grandes jogadores e tênis do cimeira nível de perto, e foi o lugar que me inspirou a querer jogar tênis. Estou entusiasmado para disputar mais uma edição em vivenda, diante da minha família, amigos e toda a torcida brasileira”, afirmou o carioca
Siga o meio da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Sua conexão com o Rio Open se iniciou ainda na puerícia, quando se tornou um fã definitivo de tênis no torneio. O brasiliano esteve com a família para presenciar aos jogos logo na primeira edição, em 2014, quando Rafael Nadal esteve entre as atrações. Desde portanto, acompanhou todas as edições, seja uma vez que testemunha ou nas quadras. “A história do João se mistura com a do Rio Open – ele iniciou a curso cá e nos acompanha desde a primeira edição. É vasqueiro um jogador ter a oportunidade de disputar um ATP 500 praticamente no quintal de vivenda. Vivemos um momento próprio e gratificante com o João impulsionando ainda mais o esporte em uma período de subida tanto do Rio Open quanto do tênis no país”, pontuou Luiz Roble, diretor do torneio.
No início deste ano, o carioca conquistou o seu primeiro título de ATP em Buenos Aires, se tornando o mais jovem brasiliano a ocupar um título na Era Ensejo da ATP e o sul-americano mais jovem desde Perez-Roldan em 1987. Outros títulos de Fonseca incluem o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington. Em seu segundo ano uma vez que profissional, e o primeiro nos torneios de escol da ATP, ele disputou os quatro Grand Slams do ano e venceu partidas em todos.
Em 2022, foi sparring solene do torneio, treinando na edição que recebeu nomes uma vez que Carlos Alcaraz e Matteo Berrettini. No ano seguinte, recebeu um invitação da organização para disputar a chave principal do ATP 500, fazendo a sua estreia em um ATP, em vivenda. Fonseca começou a lucrar destaque no rotação com a sua campanha no Rio Open, em 2024. Naquel ocasião, eliminou Arthur Fils e Cristian Garin no caminho até as quartas de final. Em 2025, retornou por uma terceira vez ao torneio em seguida a conquista em Buenos Aires, mas foi eliminado de forma precoce, ainda na estreia, diante de Alexandre Müller, da França. João Fonseca se junta ao já confirmado Lorenzo Musetti, top 10 do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, no Rio Open 2026. Outros nomes serão confirmados pela organização do evento ao longo dos próximos meses.
*Com informações do Estadão Teor
Publicado por Sarah Paula



