Atração do Rio Open 2025, o tenista brasílico João Fonseca estreia no torneio, nesta terça-feira (17), por volta das 21h30 (de Brasília), contra o galicismo Alexandre Müller, número 60 do ranking de simples da ATP.
O carioca de 18 anos vai entrar em quadra pouco mais de 48 horas depois de se sagrar vencedor do Argentina Open, torneio ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro título profissional da curso.
João Fonseca, porém, terá que driblar o cansaço da maratona de jogos na Argentina para conseguir chegar, ao menos, nas quartas de final do Rio Open, torneio do qual se tornou a grande estrela ao lado do teutónico Alexander Zverev, número 2 do mundo.
João Fonseca terá que proteger pontos no Rio Open
Acontece que, por ter chegado às quartas da edição passada do Rio Open, quando tinha somente 17 anos, João terá que proteger os 100 pontos do ranking que conquistou naquela oportunidade.
Caso João seja eliminado antes das quartas, terá pontos deduzidos na classificação da ATP, perdendo posições no ranking, o que poderia impactar nos próximos torneios internacionais que ele disputará.
Finalmente, o ponto de ingresso de um jogador em um campeonato porquê um ATP 500, Masters ou Grand Slam, é definido, entre outras variáveis, por sua colocação na ATP.
Porquê o ranking da ATP impacto nos campeonatos
Os atletas de ranqueamento mais reles, por exemplo, precisam passar pelas fases classificatórias, de qualifying, enquanto aqueles de posição mais subida vão direto para a chave principal, o que gera menos desgaste.
Por outro lado, caso João passe pelas quartas de final e chegue a uma semifinal no Rio Open, ele maquinalmente garantirá uma pontuação maior no ranking e, consequentemente, um melhor quadro para o restante da temporada.
A princípio, o próximo torneio de João será o Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, em março.
Caminho de João Fonseca no Rio Open 2025
Para chegar às quartas de final no Rio, João Fonseca terá que vencer Alexandre Müller e, depois, passar pelas oitavas de final, na qual encara o vencedor da partida entre o galicismo Corentin Moutet e o prateado Tomás Martín Etcheverry.
Atualmente, com o título em Buenos Aires, o tenista carioca garantiu a 68ª posição no ranking da ATP, que foi atualizado nesta segunda-feira, ganhando 31 colocações em relação à semana anterior e se tornando o melhor desportista brasílico do simples masculino.



