‘Devolva seu passaporte’ e ‘você devia ter jogado pela França’, gritaram os torcedores; estrela do basquete nasceu em Camarões e possui cidadania francesa, porém optou por tutelar os Estados Unidos
Joel Embiid, planeta do Philadelphia 76rs, foi recebido em Paris com críticas por segmento de alguns franceses que gritavam “devolva seu passaporte” e “você devia ter jogado pela França”, enquanto se dirigia em direção ao ônibus da equipe americana na última quarta-feira (24). Apesar de ter nascido em Camarões, Embiid quase atuou pela França, país pelo qual possui cidadania, mas acabou defendendo os EUA, onde atua pela NBA. O desportista teria até procurado Jean-Pierre Siuta, presidente da confederação do país, segundo informações da prelo americana, porém o veste de nunca ter atuado por um time francesismo e nem ter morado na França era um empecilho para poder atuar pelo país. Somado a isso, o pivô não possuía passaporte na era.
Siga o conduto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O jogador não se pronunciou sobre o ponto. Segundo a prelo americana, Embiid comentou por meio de um porta-voz que não teria pedido um passaporte aos franceses nem oferecido porquê visível que os defenderia. Acabou defendendo a estrelada seleção americana, que estreia no próximo domingo (28), às 12h15 (de Brasília), contra a Sérvia de Nikola Jokic, planeta da NBA e jogador do Denver Nuggets, vencedor da liga americana no ano de 2023 e ganhador do prêmio de MVP (most valuable player), oferecido ao melhor jogador da liga nos anos de 2021, 2022 e 2024.
Publicada por Fernando Keller



