O memorial devotado ao ex-piloto brasiliano de Fórmula 1, Ayrton Senna, em Ímola, na Itália, foi vandalizado duas vezes em dezembro, de harmonia com o site Formula Passion.
O veículo relatou que o primeiro ataque aconteceu no dia 19 de dezembro e o segundo na noite de Natal. A estátua de Senna não foi danificada, mas bandeiras e outros objetos deixados uma vez que recordação foram queimados.
Ainda segundo o site, jovens invadiram o lugar durante a noite e vandalizaram o memorial. De harmonia com as investigações, os atos não tem uma motivação específica. O município de Ímola divulgou uma nota repudiando os ataques.
“A gestão municipal condena os danos causados aos objetos deixados no memorial de Ayrton Senna, que representam um importante patrimônio da cidade. A nota destaca o paixão, o carinho e o saudação com que o vencedor é lembrado, além da profunda relação de Imola com sua memória”, disse a nota.
A homenagem a Senna foi feita depois o piloto perder a vida no volta italiano em 1º de maio de 1994. A estátua está localizada perto da curva Tamburello, onde ocorreu o acidente infalível do brasiliano. No dia em que o acidente completou 30 anos, em 2024, milhares de pessoas se reuniram no lugar e foi realizado um minuto de silêncio.



