A estrela em subida Andrea Kimi Antonelli passou em seu teste de direção unicamente seis semanas antes de fazer sua estreia na Fórmula 1 pela Mercedes no Grande Prêmio da Austrália.
O jovem de 18 anos, que está substituindo Lewis Hamilton em seguida o heptacampeão mundial optar por se transferir para a Ferrari, foi fotografado em uma publicação nas redes sociais da Mercedes sentado em um carruagem de autoescola fazendo um sinal de positivo para a câmera, escoltado da legenda: “Missão cumprida”.
Em anos anteriores, os pilotos precisavam ter uma carteira de motorista válida para o país listado uma vez que sua nacionalidade para se qualificar para uma Superlicença, que permite competir na F1. Eles também precisavam ter 18 anos ou mais.
A regra foi introduzida em 2016, depois que Max Verstappen fez sua estreia na F1 pela Toro Rosso no Grande Prêmio da Austrália do ano anterior, aos 17 anos e 166 dias.
Verstappen se envolveu em várias colisões no início de sua curso, incluindo um acidente em subida velocidade com o piloto da Lotus, Romain Grosjean, no Grande Prêmio de Mônaco em sua temporada de estreia.
Seus incidentes anteriores não prejudicaram o piloto da Red Bull, que conquistou o campeonato mundial de pilotos por quatro anos consecutivos.
No entanto, os regulamentos foram alterados no ano pretérito em meio aos esforços da Mercedes para permitir que Antonelli participasse das sessões de treinos da F1 antes de seu natalício de 18 anos em 25 de agosto de 2024.
A cláusula que exigia que pilotos uma vez que Antonelli tivessem carteira de motorista foi removida, e uma novidade cláusula permitiu que fosse dada uma dispensa privativo a pilotos de 17 anos “considerados uma vez que tendo demonstrado recente e consistentemente habilidade e maturidade excepcionais em competições de fórmula monoposto”.
“O presidente da FIA sempre teve a capacidade e discrição de permitir que um piloto dirigisse, se acreditasse que o desempenho era bom o suficiente”, disse o CEO da equipe Mercedes F1, Toto Wolff, segundo Formula1.com, em junho.
“Acho que a mudança nos regulamentos não é (sobre) Antonelli, é geralmente para prometer que pilotos com o pedigree, currículos, sucesso e maturidade adequados possam percorrer na F1, em vez de uma data de promanação. Acho que foi a decisão certa”.
Antonelli posteriormente fez sua estreia nos treinos livres no Grande Prêmio da Itália, momentaneamente registrando a volta mais rápida antes de suportar um acidente em subida velocidade em seguida 12 minutos. Apesar dos danos significativos ao carruagem, ele saiu incólume.
O novato começará os testes de pré-temporada ao lado do companheiro de equipe George Russell no Bahrein em 26 de fevereiro. A Mercedes espera que a dupla possa melhorar o desempenho da equipe em 2024, quando terminou em um distante quarto lugar no Campeonato de Construtores, seu pior resultado em 12 anos.
Mas, independentemente de uma vez que Antonelli se transpor em sua temporada de estreia, pelo menos ele poderá encaminhar para mansão do aeroporto.



