Gabriel Bortoleto estreia oficialmente na Fórmula 1 neste final de semana, 16 de março, no Rotação de Melbourne, na Austrália.
Além da expectativa pela estreia, Bortoleto também tem se realçado fora das pistas. Até logo, ele já fechou com quatro grandes patrocinadores, casos da Kit Kat, Banco de Brasília (BRB), da Porto e do Farmacêutico.
“Embora a Sauber não tenha um histórico de vitórias e não deva disputar as primeiras posições do grid imediatamente, a presença de Gabriel Bortoleto atrairá a atenção do público brasílico. Ter um piloto pátrio de volta à Fórmula 1, principalmente em uma equipe que se transformará com a ingresso da Audi em 2026, inaugura um novo capítulo pro Brasil na categoria mais desejada do automobilismo”, explica Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Com exclusivamente 20 anos, Bortoleto teve uma subida meteórica na profissão, tendo estreado com carros em 2020, depois de pilotar no kart. Chegou à F4 italiana, e em 2023 sagrou-se vencedor em sua primeira temporada pela Fórmula 3, o que o levou a ter uma vaga na Fórmula 2 nesta temporada.
“Acredito que pode simbolizar um divisor de águas para o país, tanto no despertar do público brasílico, que gosta e consome F1, mas estava entorpecido nesses últimos anos, apesar da subida demanda no GP do Brasil, quanto para as marcas e negócios, diretos e indiretos, que podem capitalizar em torno da presença de um brasílico de volta à modalidade”, afirma Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport, dependência de marketing esportivo que comercializa pacotes para o GP de Fórmula 1 no Brasil.
A última vez que um piloto brasílico representou o país uma vez que titular foi Felipe Volume, em 2017, quando anunciou a aposentadoria. Em 2020, Pietro Fittipaldi correu as duas últimas provas, mas em substituição a Romain Grosjean, que se aposentou em seguida um grave acidente no Bahrein.
“O povo brasílico é fanático pela F1. Quantos domingos aguardamos para ver grandes ídolos nacionais uma vez que Senna, Piquet e Fittipaldi? Depois de nos acostumarmos a escoltar os brasileiros na modalidade, ficamos sete longos anos sem um representante na categoria. Gabriel Bortoleto surge uma vez que um grande talento e renova a expectativa do povo brasílico em relação à F1″, explica Fábio Wolff, perito em marketing esportivo.