Ednaldo Rodrigues coleciona momentos polêmicos e de instabilidade política desde que assumiu a CBF. O dirigente foi semoto da presidência da entidade nesta quinta-feira (15) por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Essa não é a primeira disputa política e jurídica na qual Ednaldo se vê envolvido. E também não é seu primeiro isolamento do missão. O dirigente assumiu a CBF de forma interina em 2021 posteriormente o isolamento de Rogério Caboblo e, desde logo, preside a entidade em meio a acontecimentos polêmicos dentro e fora de campo.
Traço do tempo: Ednaldo na presidência da CBF
- Junho de 2021
Rogério Caboblo, logo presidente da CBF, foi semoto do missão posteriormente denúncias de assédio moral e sexual. Coronel Nunes assumiu a entidade de forma interina por ser o vice-presidente mais velho entre os oito. - Agosto de 2021
Em agosto de 2021, Ednaldo Rodrigues foi nomeado presidente interino da CBF pelo Recomendação de Governo da entidade substituindo Coronel Nunes. O Recomendação era formado pelos oito vice-presidentes, que aprovaram o nome do novo mandatário. Ednaldo era presidente da Federação Baiana de Futebol.
Ainda em 2021 a Justiça anulou a eleição de Mestiço e nomeou Rodolfo Landim, logo presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, uma vez que interventores devido a uma ação de 2017 que questionava as regras eleitorais da entidade, mas essa decisão foi cassada pouco tempo depois. - Março de 2022
Ednaldo Rodrigues foi eleito presidente da CBF no dia 23 de março de 2022, com procuração até março de 2026 e recta a disputar uma reeleição. A eleição ocorreu posteriormente a CBF assinar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Rio de Janeiro. Ednaldo foi o único candidato do pleito e recebeu 137 dos 141 votos possíveis. A gestão solene de Ednaldo Rodrigues contava com quatro novos vice-presidentes: Rubens Lopes (presidente da Federação do Rio), Reinaldo Carneiro Bastos (presidente da Federação Paulista), Hélio Cury (presidente da Federação do Paraná) e Roberto Góes (presidente da Federação do Amapá). Os outros quatro vice-presidentes permaneceram da gestão de Mestiço: Fernando Sarney (MA), Francisco Noveletto (RS), Marcus Vicente (ES), que não tinham ligações com as federações de seus Estados à idade, e Antonio Aquino (presidente da Federação do Acre). - Novembro de 2022
Em novembro de 2022, a Seleção Brasileira disputou a primeira Despensa do Mundo sob o comando de Ednaldo Rodrigues na presidência. O mandatário manteve o técnico Tite, que já estava no missão, no comando da equipe. O Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Croácia em disputa de pênaltis. - Julho de 2023
Depois da Despensa do Mundo, Tite optou por deixar o comando da Seleção. Somente no dia 4 de julho de 2023, a CBF anunciou Fernando Diniz uma vez que técnico interino. A entidade aguardava a chegada de Carlo Ancelotti, que tinha contrato com o Real Madrid. Diniz era técnico do Fluminense e manteve os dois cargos ao mesmo tempo. - Agosto de 2023
Depois da Despensa do Mundo masculina, a primeira Despensa do Mundo feminina sob o comando de Ednaldo Rodrigues foi ainda mais decepcionante para os torcedores. A Seleção Brasileira, sob comando da técnica Pia Sundhage, não passou nem da tempo de grupos. A técnica acabou demitida e Arthur Elias, técnico do Corinthians, assumiu o missão. - Dezembro de 2023
No dia 7 de dezembro de 2023, o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu retirar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeou o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, uma vez que interventor. Perdiz deveria convocar novas eleições em 30 dias.
Ednaldo recorreu da decisão e, em 13 de dezembro, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, negou o pedido do dirigente para retornar à presidência da entidade.
O caso logo foi parar no Supremo Tribunal Federalista. O PSD (Partido Social Democrático) acionou o STF contra a decisão de isolamento de Ednaldo. - Janeiro de 2024
No dia 4 de janeiro de 2024, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), suspendeu os efeitos das decisões da Justiça do Rio de Janeiro que levaram ao isolamento de Ednaldo Rodrigues da CBF. O mandatário voltou ao comando da entidade máxima do futebol. A decisão, entretando, era provisória e precisaria de estudo do plenário do Supremo.
Além da turbulência política, a Seleção Brasileira também ficou sem técnico. No dia seguinte de volta ao comando da CBF, Ednaldo Rodrigues desligou Fernando Diniz do missão de técnico interino.
Pouco depois, no dia 10 de janeiro, Dorival Jr. foi anunciado uma vez que o novo técnico da Seleção, deixando o São Paulo, onde tinha conquistado a Despensa do Brasil em 2023.
- Outubro de 2024
O julgamento para sentenciar o horizonte de Ednaldo na presidência da CBF foi marcado para outubro de 2024. No dia 9, Gilmar Mendes votou para confirmar o missão do dirigente, mas o ministro Flávio Dino fez um pedido de vista e o julgamento foi paralisado sem data definida para retorno. - Novembro de 2024
Em novembro, Plenário Universal Extraordinária aprovou mudança no regimento que permite um terceiro procuração ao presidente da CBF. - Dezembro de 2024
Ronaldo Fenômeno confirmou candidatura à presidência da CBF. O pentacampeão mundial prometeu viajar pelo Brasil em procura de pedestal para fazer oposição a Ednaldo no próximo pleito. - Janeiro de 2025
No dia 21 de janeiro de 2025, o ministro Gilmar Mendes homologou um concórdia entre a CBF, cinco dirigentes da entidade e a Federação Mineira de Futebol (FMF) que reconhecia a Plenário Universal Extraordinária e a Plenário Universal Eleitoral, responsáveis pela eleição de Ednaldo Rodrigues uma vez que presidente da CBF, em março de 2022. Dessa forma, Ednaldo Rodrigues foi mantido no missão, já que a ação no Supremo, que colocava sua eleição em risco, deixou de subsistir. Assinaram o documento: Antônio Carlos Nunes de Lima (Coronel Nunes), Castellar Neto, Fernando Sarney, Gustavo Feijó, Rogério Mestiço, a Federação Mineira de Futebol e a própria CBF. - Março de 2025
No dia 12 de março, Ronaldo Fenômeno desistiu da candidatura para predidência da CBF por falta de pedestal das federações. O ex-jogador revelou que 23 das 27 federações se recusaram a penetrar diálogo.
Quatro dias posteriormente a desistência de Ronaldo, a CBF anunciou a data da eleição para a presidência.
O pleito aconteceu no dia 24 de março e Ednaldo Rodrigues foi reeleito até 2030. O mandatário concorreu de novo uma vez que único candidato, mas dessa vez teve pedestal unânime das federações.
No termo do mês, Dorival Jr. foi exonerado da Seleção Brasileira posteriormente vexame contra a Argentina pelas Eliminatórias.
- Maio de 2025
No início de maio, a deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida uma vez que Daniela do Waguinho, e Fernando Sarney, vice-presidente da CBF, pediram que a homologação do concórdia que manteve Ednaldo Rodrigues na presidência fosse suspensa.
O pedido foi rejeitado pelo STF no dia 7 de maio “em razão da falta de legitimidade dos requerentes para atuar em ação de controle concentrado”.
No dia 12 de maio, a CBF anunciou Carlo Ancelotti uma vez que novo técnico da Seleção Brasileira. O italiano vai deixar o Real Madrid posteriormente o termo da temporada europeia e comandará o Brasil na Data Fifa de junho.
No dia 15, Ednaldo Rodrigues foi semoto da presidência da CBF por decisão do desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, da 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que atendeu o pedido do vice-presidente, Fernando Sarney.



