Com o Bayern de Munique já coroado vencedor da Bundesliga, a atenção agora se volta para a intensa guerra pelas últimas vagas na próxima edição da Champions League. Quatro clubes disputam duas posições restantes para o torneio continental, faltando somente duas rodadas para o termo da temporada.
O Bayern, que celebra mais um título pátrio, fará neste sábado (10) seu último jogo em morada contra o Borussia Moenchengladbach. A partida marcará a entrega do troféu e os tradicionais banhos de cerveja diante de sua torcida.
Será também uma despedida peculiar para Thomas Müller, de 35 anos, que deixará o clube ao final da temporada posteriormente 25 anos, já que não teve o contrato renovado.
Cria da base do Bayern, Müller soma mais de 500 partidas na Bundesliga desde sua estreia em 2008 e conquistou todos os principais títulos com o clube: 13 campeonatos alemães, duas Champions League e dois Mundiais de Clubes.
Com o Bayer Leverkusen guardado na segunda colocação com 68 pontos, a recontro pelo G-4 envolve Eintracht Frankfurt (56), Freiburg (52), Borussia Dortmund (51) e RB Leipzig (50). O Frankfurt pode prometer sua vaga já neste domingo (11), caso vença o St. Pauli, mantendo sua vantagem de quatro pontos sobre o Freiburg.
No sábado, o Freiburg visitante o ameaçado Holstein Kiel. Já o Borussia Dortmund, finalista da última Champions League e em boa temporada — com cinco vitórias nos últimos seis jogos — terá um confronto difícil fora de morada contra o Leverkusen.
A equipe anfitriã quer fechar a temporada em subida, em uma partida que pode ser a despedida do técnico Xabi Alonso e do meia Florian Wirtz, ambos alvos de gigantes europeus porquê Real Madrid e Bayern de Munique.
O RB Leipzig, por sua vez, vive momento quebrável. Sem vencer há três rodadas e com somente três triunfos nos últimos 11 jogos, o clube encara o Werder Bremen fora de morada, precisando vencer e torcer por tropeços dos rivais diretos.
Na secção de inferior da tábua, a luta contra o rebaixamento também está intensa. O lanterna VfL Bochum, com 22 pontos, ainda não jogou a toalha. O Holstein Kiel aparece em 17º com 25 pontos, e o Heidenheim ocupa a 16ª posição, que dá recta à repescagem, com 26.
O Bochum precisa vencer o Mainz 05 no sábado, em morada, para seguir com chances de evadir da queda. Já o Heidenheim visitante o Union Berlin, 13º posto, buscando se manter fora da zona da degola.
(Reportagem de Karolos Grohmann; Edição de Ken Ferris)