Em entrevista ao CNN Esportes S/A deste domingo (9), Amir Somoggi, sócio da Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo, destacou a preço dos clubes brasileiros terem seus próprios estádios e falou sobre os desafios enfrentados por times que ainda não possuem leste ativo patrimonial.
Somoggi também comentou a iniciativa da torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Leal, que lançou uma vaquinha para ajudar a quitar a dívida do clube em relação à Neo Química Redondel.
“É o caso do Atlético-MG, que jogava no Mineirão, mesma história com o Flamengo no Maracanã. Altos custos de operação, não controlavam todas as receitas, recebiam um valor muito inferior. Depois que converteu o shopping em uma Redondel, por exemplo, olha onde o Atlético-MG foi parar, não só em títulos, mas em receitas. É a sua morada, a sua operação, as suas estratégias”, explicou Somoggi.
“Você pega o caso do Santos, o Vasco, o próprio Coritiba, que estão jogando em estádios obsoletos, e outros clubes uma vez que Fortaleza, Ceará, que jogam em estádios públicos, que não são deles. Eles fazem um faturamento enorme com sócio torcedor, bilheteria, mas muito aquém do que poderia ser se o estádio fosse de sua propriedade”, continuou.
Vaquinha para quitar a Neo Química Redondel
A Gaviões da Leal, principal torcida organizada do Corinthians, foi responsável pela geração de uma vaquinha para quitar a dívida do clube paulista em relação à Neo Química Redondel.
Lançada no dia 27 de novembro, o projeto estará lhano até o dia 26 de maio deste ano. O objetivo é receptar R$ 700 milhões para remunerar o débito do estádio.
Até o momento, o montante arrecadado é de R$ 38 milhões.
“Na estação eu critiquei muito a gestão corinthiana, porque o Palmeiras, Grêmio e Inter estavam tomando uma atitude que buscava ter um estádio, aumentar a receita, mas sem inviabilizar a operação. O Corinthians chegou a um ponto que ele não tinha uma receita, construiu um novo estádio, botava todo mundo lá dentro, chegou a fazer 100 milhões de bilheteria e não ficava com esse verba. Portanto, o orçamento do departamento de futebol estava menor do que seus rivais. Foi isso que sangrou o Corinthians”, disse o perito.
A morada do Corinthians teve dispêndio de construção de R$ 1 bilhão. Inicialmente, o valor estimado para a obra da redondel era de R$ 350 milhões.
“Se o Corinthians tivesse feito um estádio de 400 milhões na estação e não de um bilhão, talvez estivesse em uma situação melhor”, comentou o sócio da Sports Value.
“O Corinthians preferiu remunerar juros bancários ao invés de ser possuinte da receita […] o Corinthians tem agora essa chance de fazer a vaquinha. Que clube pode fazer isso? Poucos no Brasil talvez conquistassem tantos milhões tão rapidamente pela tamanho de torcedores ou o impacto que tem na mídia”, finalizou.
CNN Esportes S/A
Com Amir Somoggi, o CNN Esportes S/A chega à 85ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em tarifa, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da esfera, na perspectiva de economia e negócios.