Uma importante decisão, divulgada nesta terça-feira (6) pela Namoro Arbitral do Esporte, vai movimentar a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que acontece em pouco mais de um mês nos Estados Unidos.
O CAS confirmou a decisão da entidade máxima do futebol e excluiu o León, do México, da competição. A decisão não cabe recurso.
Segundo a Fifa, o time de James Rodríguez é controlado pelo mesmo grupo do Pachuca, outro time mexicano que está no Mundial. Para o Tribunal, as duas equipes não cumpriram os critérios estabelecidos no regulamento da competição referente à propriedade múltipla de clubes.
Quem entra no lugar do León?
Com a exclusão do León, uma vaga se abriu no grupo D do Mundial de Clubes, que conta com Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.
Depois a decisão do CAS, a Fifa confirmou porquê pretende preencher esta vaga. Um playoff será disputado entre América do México e Los Angeles FC, dos EUA.
O América-MEX é o clube mais muito posto no ranking da Concacaf que não está no Mundial. Apesar da chance de classificação da equipe mexicana, a Fifa tinha estipulado um limite de dois clubes do mesmo país na competição, exceto se três ou mais conquistassem títulos continentais.
O Alajuelense, da Costa Rica, tentou desonrar essa vaga. Porém, o CAS também rejeitou o recurso da equipe da América Meão.
Por que Boca Juniors e River Plate vão jogar o Mundial? Entenda