Time da vila lidera o embolado Grupo B, com 12 pontos, e depende unicamente de si para classificar-se ao mata-mata
O Santos aliviou a pressão no Campeonato Paulista ao vencer o Chuva Santa por 3 a 1, pela décima rodada, na noite deste domingo, na Vila Viva Sorte, em Santos. Agora, a equipe lidera o embolado Grupo B, com 12 pontos, e depende unicamente de si para classificar-se ao mata-mata. Neymar, de pênalti, começou a construção da vitória, que também contou com assistência dele. O camisa 10 teve mais liberdade para jogar contra o fragilizado rival, que combate contra o rebaixamento. Desde o retorno ao Santos, Neymar fez sua melhor e mais longa partida, com 84 minutos. Além de marcar, ele foi mais participativo no ataque. Valor também da percentagem técnica santista. Pedro Caixinha mudou a escalação, em reação aos três jogos sem vitórias e a classificação ruim. A principal modificação foi sacar Tiquinho Soares, com ingressão de Thaciano. Isso permitiu que Neymar e Soteldo ocupassem mais a segmento médio do ataque, já que não havia um centroavante de referência por ali.
Siga o meato da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Foi do Chuva Santa, mas, a primeira chegada, com Robles de cabeça. Mas, sem esfera, o time de Diadema mostrou pouquíssimo e justificou sua posição de combate contra o rebaixamento para a Série A-2. A equipe demonstrou, com poucos minutos, que preferia matar tempo a buscar o jogo. Com unicamente nove minutos, quase saiu o primeiro gol de Neymar. Seria sem querer, desviando um chuto de João Schmidt. Pouco depois, o camisa 10 tabelou com Soteldo, invadiu a extensão e foi derrubado. O próprio Neymar cobrou o pênalti e abriu o placar. O primeiro gol desta passagem pelo Santos foi o de número 139 no clube, em 234 jogos com a camisa santista.
Não foi unicamente o craque que pareceu melhor na noite deste domingo. Quando perdia a esfera, o Santos funcionava coletivamente com pressão subida, atendendo a Caixinha. Foi mal Soteldo retomou a posse ainda no ataque e passou para Guilherme. O ponta cruzou, e a esfera sobrou para Thaciano unicamente puxar para o gol. O Santos se impôs ainda mais a partir dos gols. Neymar teve mais espaço contra a marcação do Chuva Santa. O que complicava era a parede formada pela última risco do rival. Uma escolha foi um passe de cavadinha, que poderia ter virado um golaço, mas Guilherme furou.
Porém, o time decaiu fisicamente no término da primeira lanço. Praticamente à espera do pausa, as linhas santistas baixaram Quando tentou transpor com velocidade, Brazão lançou Guilherme, mas a esfera foi interceptada. Sobrou para Netinho na intermediária. Dali mesmo, o volante soltou um chuto cruzado no ângulo para descontar. No segundo tempo, o técnico Pintado promoveu a ingressão de Neilton. O atacante surgiu no Santos em 2013, logo posteriormente a saída de Neymar e chegou a ser visto uma vez que sucessor do craque, mas não teve o mesmo sucesso.
Já o Santos “não voltou” para o segundo tempo. A equipe viu o Chuva Santa crescer em posse de esfera e ocupar o campo de ataque. O cenário do jogo inflamou a torcida do Santos, que já vaiava alguns erros dos jogadores. O “desafogo” teve participação de Neymar. Em seguida intercepção pela direita, o camisa 10 dominou, mas a esfera escapou, e ele se desequilibrou. De carrinho, conseguiu observar Guilherme, que marcou o terceiro e acalmou o torcedor. Foi o nono do bombeiro do Paulistão. Neymar poderia ter feito mais um.
Em seguida esfera enfiada de Guilherme, ele saiu face a face com o goleiro, mas preferiu passar para Soteldo marcar sem goleiro. O gol não valeu, por culpa de impedimento do capitão santista, na origem da jogada. Do outro lado, Brazão chegou a ser exigido, mas sem grande transe. O Santos volta a campo na quarta-feira, novamente na Vila Belmiro, contra o Noroeste, e encerra a primeira período no domingo, em Limeira, contra a Inter. A sequência do Chuva Santa também tem a Inter de Limeira, em Diadema, além do Velo Clube, em Rio Simples, dois confrontos diretos na combate contra o rebaixamento.
*Com informações do Estadão Teor
Publicado por Sarah Paula



