Imagine se tornar multimilionário aos 17 anos de idade. Imagine a pressão, cada movimento seu sendo notado pelo público e tabloides. Esse foi o caso do YouTuber Jake Paul, que diz ter cometido sua parcela de erros enquanto o mundo assistia sua transformação de estrela do Disney Channel em um dos maiores nomes do boxe profissional.
“Houve muito aprendizagem e desenvolvimento para cruzar”, conta Paul à CNN. “Lucrar dezenas de milhões de dólares aos 17, 18, 19, 20 anos, em Los Angeles, você vai fazer algumas coisas malucas… Eu tive que aprender muito e crescer na frente do mundo.”
Atualmente, Paul é mais sabido por suas façanhas no ringue de boxe, mais recentemente derrotando o ex-campeão dos pesos pesados Mike Tyson, mais de 30 anos mais velho que Paul, por decisão unânime.
Próxima luta?
Desde janeiro, rumores circulam sobre o próximo opoente do desportista de 28 anos e uma verosímil super luta contra a estrela do boxe Canelo Álvarez. Paul provocou um pregão de luta em suas redes sociais, dizendo que estava quase fechado, mas Álvarez, o vencedor indiscutível dos super-médios, assinou um contrato de quatro lutas com o mentor saudita Turki Alalshikh e a Riyadh Season, uma série de eventos de entretenimento na pátria do Oriente Médio.
A próxima luta de Álvarez será, em vez disso, uma disputa indiscutível dos super-médios contra William Scull em Riade em maio. Em um vídeo compartilhado pela Ring Magazine, o vencedor mexicano alfinetou Paul, dizendo que só está interessado em enfrentar “lutadores de verdade”.
“No final, não deu evidente porque eles desejavam fazer no pay-per-view no último minuto, e nós tínhamos assumido um compromisso com nosso parceiro de distribuição Netflix”, explica Nakisa Bidarian, co-fundador da Most Valuable Promotions (MVP) de Paul, à CNN.
“Nos recusamos a ceder, e eles se recusaram a ceder, e portanto (Álvarez) recebeu uma oferta para fazer outra luta e fechar um convénio de quatro lutas com os sauditas, e foi isso que ele escolheu fazer.”
Rumo ao topo
Embora desapontado, Paul tem sido vocal sobre seu sonho de se tornar vencedor mundial de boxe. Por enquanto, ele planeja lucrar mais experiência e desenvolver ainda mais suas habilidades na sublime arte, esperançoso de enfrentar Álvarez mais adiante.
“Com certeza, é o projecto de Deus”, diz Paul quando questionado sobre a possibilidade de lutar contra Álvarez. “Vai sobrevir, e vai ser ainda melhor para mim quando sobrevir. Ele deveria ter me pegado quando eu não era nem de perto tão habilidoso quanto ele.”
Uma coisa é certa, Paul nunca foge de um opoente e recebe constantes desafios de lutadores online. Isso é, talvez, porque lutar contra Paul traz benefícios financeiros. O ex-campeão do UFC Tyrone Woodley, por exemplo, ganhou $2 milhões por uma luta com Paul, segundo o MMA Junkie.
“Quero lutar contra todo mundo, e vou chegar a todos os oponentes”, diz Paul à CNN. “Há uma fileira, mas na maior secção do tempo quero escolher os maiores e mais difíceis desafios que as pessoas não acham que vou vencer, para provar que estão errados e incubar o mundo repetidamente.”
Bidarian acrescentou: “Muitos desses lutadores olham para isso e dizem, “Esta vai ser minha maior recompensa, e vai ser meu momento mais fácil no escritório.” “Infelizmente para eles, quase todas as vezes, acaba sendo o oposto (no ringue).”
Além dos ringues
Paul vive grande secção de sua vida online e isso não para quando se trata de seus relacionamentos pessoais, incluindo com sua namorada, a patinadora olímpica holandesa Jutta Leerdam.
Paul labareda seu relacionamento de uma história de paixão “moderna”, já que o parelha se conheceu pelo Instagram. Ele diz que ter um relacionamento com uma desportista tem seus desafios – ele consegue vê-la pelo menos uma vez por mês com o parelha vivendo e treinando separadamente – mas namorar uma desportista do calibre dela também tem benefícios.
“Nós entendemos os objetivos um do outro”, diz Paul. “Somos capazes de ajudar um ao outro a trabalhar em direção a isso e nos tornar atletas melhores. Estamos lá para estribar um ao outro da maior forma verosímil. Haverá dias em que talvez eu deveria ter um dia de folga e ela está indo para uma corrida de dez quilômetros, e eu simplesmente digo: ‘Vou com você.’”



