Sérvio fechou o jogo em 3 sets a 1, em três horas e 37 minutos; na procura de seu 11º título em Melbourne e seu 25º Grand Slam, o atual número 7 do mundo enfrentará o teuto Alexander Zverev na próxima lanço
O tenista sérvio Novak Djokovic, atual número 7 do mundo, derrotou o espanhol Carlos Alcaraz (N.3) nesta terça-feira (21) e se classificou para enfrentar o teuto Alexander Zverev (N.2) na semifinal do Australian Open. Djokovic fechou o jogo em 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, em três horas e 37 minutos na Rod Laver Redondel. O sérvio, que completará 38 anos em maio, procura seu 11º título em Melbourne e seu 25º Grand Slam. Seu inimigo por uma vaga na final será Zverev, que horas antes derrotou o americano Tommy Paul (N.11), também em quatro sets. Em um duelo de muita intensidade e com jogadas espetaculares, Djokovic usou a experiência para vencer, apesar de ter sentido um desconforto na coxa esquerda.
Siga o conduto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Por sua vez, Alcaraz cai pelo segundo ano ininterrupto nas quartas de final do Destapado da Austrália, o único título Grand Slam que ainda não conquistou. Aos 21 anos, o espanhol já venceu Roland Garros (2024), Wimbledon (2023 e 2024) e o US Open (2022) e tenta ser o jogador mais jovem a levantar o troféu nos quatro principais torneios do volta. Sua última chance será na próxima edição do Destapado da Austrália. Djokovic vai disputar semifinal em Melbourne pela 12ª vez na curso, uma marca só superada pelo suíço Roger Federer. Em 2024, o sérvio foi eliminado nessa período pelo italiano Jannik Sinner, número 1 do mundo e atual vencedor. Nascente ano, ambos não poderão se enfrentar antes da final.
No confronto mais aguardado das quartas, Djokovic e Alcaraz ofereceram ao público um grande nível de tênis. O jovem espanhol levou três games para se avezar com o vento na Rod Laver Redondel, mas quando o fez foi superior, muito eficiente nas devoluções e venceu o primeiro set por 6-4. O segundo começou da mesma forma, com Djokovic quebrando o serviço de Alcaraz, mas desta vez o sérvio não cedeu. Demolidor no serviço praticamente sem cometer erros, ele empatou o confronto apesar das dores na coxa esquerda, que o levaram a pedir atendimento médico no final da primeira parcial.
No terceiro set, ‘Nole’ pareceu mais confortável em quadra e fechou com um espetacular backhand nos pés de Alcaraz, que não conseguiu passar a esfera para o outro lado da rede. O quarto set começou uma vez que os três anteriores, com Djokovic adiante no placar, o que dificultou uma verosímil reação do espanhol, que ainda se queixou de dores nas costas. Alcaraz fez de tudo para tentar restabelecer a quebra sofrida e levar a partida para o quinto set, mas desperdiçou dois break points no oitavo game e se despediu do torneio.
“Gostaria que levante jogo tivesse sido a final. Foi um dos jogos mais épicos que já joguei nesta quadra… em qualquer quadra”, disse Djokovic depois a partida.
*Com informações da AFP
Publicado por Matheus Lopes



