Pelo entendimento, corrida será realizada no autódromo belga em 2026, 2027, 2029 e 2031, sem provas em 2028 e 2030
O GP da Bélgica estendeu seu contrato com a Fórmula 1, em proclamação feito nesta quarta-feira (8). No entanto, a tradicional corrida disputada no Volta de Spa-Francorchamps entrará em sistema de rodízio diante do saturado calendário da competição. Pelo entendimento, o GP será realizado no autódromo belga em 2026, 2027, 2029 e 2031, sem provas em 2028 e 2030. O contrato macróbio se encerraria depois a disputa do GP deste ano. Em seguida longas negociações e ajustes no volta, a direção da F-1 chegou a um entendimento para mais quatro corridas, sem a presença da prova belga em dois dos próximos seis anos.
Siga o conduto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A categoria não informou qual GP entrará no lugar da corrida em Spa em 2028 e 2030. Nos últimos anos, o calendário da F-1 vem se tornando inchado, até saber o recorde de 24 provas nas temporadas mais recentes A direção da categoria, no entanto, prevê somar mais provas nos próximos anos, com foco no mercado asiático e nos Estados Unidos.
As etapas europeias vêm perdendo espaço na última dez, com as saídas dos GPs da Alemanha e da França. O GP da Holanda já definiu que deixará o calendário depois 2026. Nos próximos meses, a F-1 deve definir o horizonte das corridas que vinham sendo disputados em Ímola, na Itália, e em Barcelona, na Espanha. O contrato da primeira se encerra neste ano, enquanto o vínculo espanhol termina em 2026.
“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que integraram nosso primeiro Campeonato em 1950, logo, ao darmos início ao nosso 75º natalício, é propício que possamos compartilhar as notícias desta importante renovação. Spa-Francorchamps é justamente elogiado por pilotos e fãs porquê uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1”, exaltou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
A renovação passou por uma série de mudanças no volta belga nos últimos meses. O autódromo expandiu sua capacidade para receber mais 10 milénio torcedores por dia, com duas novas arquibancadas. Aliás, a gestão do GP belga aderiu às exigências de maior entretenimento e “fan experience”, um pouco considerado prioridade para o comando atual da F-1. No ano pretérito, o evento recebeu 380 milénio torcedores ao longo do termo de semana.
Levantado em 1921, o Volta de Spa-Francorchamps foi um dos sete autódromos a participar da primeira temporada da F-1, disputada em 1950. No totalidade, o lugar já recebeu 57 GPs. “Nos últimos anos, o autódromo passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência universal dos fãs, e gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao governo da Valônia por sua dedicação e esteio enamorado à Fórmula 1 na Bélgica”, disse Domenicali.
O traçado, que conta com a famosa curva “Eau Rouge”, é o mais longo de todo o calendário atual da F-1, com 7.004 metros. Neste ano, o GP será disputado entre os dias 25 e 27 de julho.
*Com informações do Estadão Teor
Publicado por Fernando Dias



