‘Diabo Loiro’ foi um dos principais nomes da chamada geração de ouro do esporte no Brasil, tendo conquistado o bicampeonato mundial em 1959 e 1963
Wlamir Marques, um ícone do basquete brasiliano, faleceu nesta terça-feira (18), aos 87 anos. Ele foi um dos principais nomes da chamada geração de ouro do basquete pátrio, tendo conquistado o bicampeonato mundial em 1959 e 1963. Aliás, representou o Brasil em diversas edições dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, onde acumulou um número significativo de medalhas. O ex-atleta estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, e a razão de seu falecimento ainda não foi divulgada. A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) expressou seu tarar pela perda, lembrando de Wlamir pelo sobrenome “Disco Volátil”, que simbolizava sua habilidade e desembaraço em quadra.
Nascido em 16 de julho de 1937, na cidade de São Vicente, Wlamir começou sua trajetória no basquete aos dez anos. Ele iniciou sua curso no Tumiaru e, posteriormente, destacou-se jogando pelo XV de Piracicaba, o que o levou a ser convocado para a seleção brasileira. Em 1962, transferiu-se para o Corinthians, onde se tornou um verdadeiro ídolo e conquistou diversos títulos.
Ainda em vida, o ginásio do Corinthians passou a se invocar “Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques”, e sua camisa número 5 foi aposentada em homenagem ao jogador. Em 2023, o clube também homenageou o “Diabo Loiro” com a instalação de um busto, sendo o primeiro desportista de basquete a receber tal reconhecimento na sede do time.
Wlamir fez sua estreia em Mundiais em 1954, contribuindo para que o Brasil alcançasse o vice-campeonato. Ao longo de sua curso, ele conquistou quatro medalhas em competições mundiais, sendo duas de ouro e duas de prata, além de ter guardado medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, e Tóquio, em 1964. Sua trajetória foi eternizada no Hall da Renome do Comitê Olímpico do Brasil.
Ele se despediu da seleção brasileira em 1970, depois o Mundial realizado na Iugoslávia. Mesmo depois fechar sua curso uma vez que jogador, Wlamir continuou a contribuir para o esporte uma vez que treinador e comentarista, tendo trabalhado em veículos uma vez que ESPN Brasil e TV Orbe.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias



