Com o resultado, australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe
Max Verstappen muito que tentou vencer o GP da Espanha de Fórmula 1 pela quarta vez seguida, mas Oscar Piastri dominou a prova no Autódromo de Montmeló, na Catalunha, neste domingo (01), e não deu chances à Red Bull, comandando a dobradinha da McLaren com Lando Norris em segundo. O tetracampeão, que brigou pela vitória até a ingressão do safety car no termo, chegou na quinta colocação, detrás de Leclerc e Russell, mas sofreu penalidade no termo e caiu para décimo. Com o resultado, o australiano ampliou sua vantagem na liderança do Mundial de Pilotos, com 186 pontos, contra 176 do companheiro de equipe. Gabriel Bortoleto encerrou a corrida em 12º lugar, sua melhor classificação na Fórmula 1.
Em uma largada sem incidentes, o pole position Oscar Piastri saiu muito e manteve a liderança do pelotão, mas Lando Norris bobeou e perdeu o segundo posto para Max Verstappen. George Russell também largou mal e foi ultrapassado pelas Ferraris de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, caindo de quarto para sexto. Mais no fundo, Gabriel Bortoleto passou por Alexander Albon, mas foi ultrapassado pelo companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e ficou em 12º. Posteriormente 8 das 66 voltas, o líder do Mundial de Pilotos já abria 3s1 de vantagem sobre Verstappen, que era seguido de perto por Norris.
Na bulha pelo quarto posto, Leclerc atacava Hamilton, que se segurava porquê podia, enquanto Bortoleto vinha 2s9 detrás de Alonso e se defendia das investidas de Liam Lawson. Com as paradas de Hülkenberg e Gasly, o brasiliano assumiu a 10ª posição. Com uma McLaren muito mais competitiva do que a Red Bull, Norris ultrapassou Verstappen e assumiu a segunda posição na 13ª volta – o holandês aproveitou e fez seu pit stop para colocar pneus macios e retornou em oitavo. Bortoleto foi ultrapassado por Lawson, mas aproveitou uma travada de Alonso para manter o 10º posto.
Vencedor das três provas anteriores em Barcelona, Verstappen ultrapassou seus adversários sem dificuldades e logo assumiu o quarto lugar, detrás de Piastri, Norris e Russell – as Ferraris foram para os boxes. Sem trocar pneus, Bortoleto vinha cada vez mais lento e, posteriormente parar na 20ª volta, retornou na última posição. Com as paradas dos dois carros da McLaren, Verstappen assumiu a liderança da corrida na 23ª volta, seguido por Piastri, Norris, Leclerc e Hamilton. No termo do pelotão, Bortoleto ultrapassou Ocon e assumiu o 18º lugar. Com estratégia mais muito sucedida, a Sauber de Hülkenberg ocupava o décimo posto.
Com dificuldades para pilotar sua Red Bull, Verstappen foi para os boxes na 30ª volta e retornou em quarto, avante de Hamilton Piastri reassumiu a liderança com 5s1 de vantagem sobre Norris. Bortoleto ultrapassou Colapinto e, com a paragem de Tsunoda e o orfandade de Albon, assumiu o 15º lugar. Na 35ª volta, Bortoleto ultrapassou Sainz e passou a ocupar o 13º lugar, 5s6 detrás de Alonso – foi para 12º com a paragem de Bearman. Verstappen ultrapassou Leclerc e assumiu o terceiro lugar, detrás dos carros da McLaren e iniciou a perseguição a Norris, aproximando-se do britânico.
Com as paradas de Alonso, Lawson e Hülkenberg, Bortoleto subiu para nono na 47ª volta, mas logo foi ultrapassado pelo companheiro de equipe. Piastri liderava com 5s3 de vantagem sobre Norris, que, por sua vez, vinha 4s2 avante de Verstappen – ele fez seu terceiro pit stop no giro seguinte. Posteriormente as trocas de pneus, no giro 51, Piastri e Norris mantiveram suas posições, mas Verstappen pressionava o britânico. Bortoleto também parou e voltou em 17º, só avante de Colapinto. Três voltas depois, Bearman atrapalhou o tetracampeão e tirou Norris do sufoco, abrindo 2s7 sobre o holandês.

Siga o ducto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A 11 voltas do termo, Kimi Antonelli perdeu o motor, saiu da pista e o safety car foi acionado. Os pilotos aproveitaram para trocar pneus e deixaram Bortoleto na 12ª posição. No retorno da disputa, na 61ª volta, Leclerc deu o bote em cima de Verstappen e assumiu o terceiro lugar, enquanto Bortoleto passou Ocon e subiu para 11º. A duas voltas do termo, Alonso ultrapassou o brasiliano, que caiu para 12º. Russell passou Verstappen, prejudicado com os pneus duros, e assumiu o quarto lugar, enquanto Hülkenberg deixou a Ferrari de Hamilton para trás, ocupando o sexto lugar. Sem ser incomodado, Piastri recebeu a bandeirada em primeiro, seguido por Norris, Leclerc, Russell e Verstappen, que foi punido com a perda de 10 segundos e terminou em décimo. Depois do giro triplo por Itália, Mônaco e Espanha, a Fórmula 1 retorna nos dias 13 a 15 de junho, no rodeio Gilles-Villeneuve, em Montréal, no GP do Canadá, a décima lanço da temporada.
Índice
ToggleConfira o resultado do GP da Espanha de Fórmula 1:
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), em 1h17s445
- Lando Norris (ING/McLaren), a 2s471
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 10s455
- George Russell (ING/Mercedes), a 11s359
- Nico Hülkenberg (ALE/Sauber), a 13s648
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), a 15s508
- Isack Hadjar (FRA/RB), a 16s022
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 17s882
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 21s564
- Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 21s826*
- Liam Lawson (NZL/RB), a 25a532
- Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber), a 25s996
- Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull), a 28s822
- Carlos Sainz Jr. (ESP/Williams), a 29s309
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), a 31s381
- Esteban Ocon (FRA/Haas), a 32s197
- Oliver Bearman (ING/Haas), a 37s065 *punido com a perda de 10 segundos
NÃO COMPLETARAM A PROVA
- Alexander Albon (ING/Williams)
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes)
NÃO PARTICIPOU DA PROVA
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Teor