Fenômeno do críquete profissional, Vaibhav Suryavanshi protagonizou um espetáculo histórico nesta segunda-feira (28), quando o jovem de 14 anos marcou um século em unicamente 35 bolas no primeiro dia de uma partida da Liga Premier Indiana (IPL), entre Rajasthan Royals e Gujarat Titans em Jaipur, Índia.
Posteriormente atingir sua 7ª jogada de seis pontos do dia para entender 100, o juvenil tirou seu elmo e ergueu os dois braços para cima enquanto agradecia à torcida lugar, que estava de pé aplaudindo a performance no Estádio Sawai Mansingh.
Os companheiros de equipe de Suryavanshi também estavam extasiados, levantando os braços para o firmamento, aplaudindo com sorrisos largos enquanto alguns trocavam cumprimentos em reconhecimento ao jovem rebatedor.
शानदार, जबरदस्त, जिंदाबाद वैभव#vaibhavsuryavanshi #IPL2025 pic.twitter.com/aetk6PpjmM
— Hemant Soren (@HemantSorenJMM) April 28, 2025
A ovação de pé atingiu o vértice para o jovem planeta que não se demorou sob os holofotes, recolocando seu elmo momentos depois de se tornar o indiano mais rápido a marcar um século na IPL, além do mais jovem a marcar um século em uma partida T20.
O dia de Suryavanshi terminou com 101 pontos em 38 bolas, conduzindo os Royals a uma vitória por 8 wickets. Suas entradas foram preenchidas com 11 limites e aquelas 7 jogadas de seis pontos, o que levou Suryavanshi a ser nomeado o jogador da partida.
“Estou me sentindo muito muito. Marcar minha primeira centena na IPL, e logo em minha terceira ingressão, é peculiar”, disse Suryavanshi em seguida a partida.
“Todo o treino que fiz nos últimos quatro a cinco meses finalmente valeu a pena”, disse ele. “Parece um sonho marcar um século na IPL. Uma vez que eu disse, trabalhei duro nos últimos meses, e tudo se encaixou lindamente.”
“Passamos dois meses com ele e vê-lo trespassar cá na frente de todas essas pessoas e contra o ataque de qualidade que o GT (Gujarat Titans) tinha, é alguma coisa que não dá para expressar em palavras.”
Recordes
No início desta temporada, Suryavanshi tornou-se o jogador de críquete mais jovem a romper na IPL quando fez sua estreia pelos Royals no início deste mês, aos 14 anos e 23 dias.
Naquela primeira partida contra o Lucknow Super Giants em 19 de abril, ele foi o abridor e prontamente marcou seis pontos em sua primeira esfera para o delícia da plebe lotada no mesmo lugar.
Ele marcou 34 pontos em 20 bolas antes de ser eliminado por Rishabh Pant em seguida um lançadura de Aiden Markram na nona ingressão, encerrando uma parceria de 85 corridas que compartilhou com Yashasvi Jaiswal no primeiro wicket.
A IPL é a competição esportiva mais lucrativa da Índia e uma das maiores ligas do mundo, avaliada em US$ 12 bilhões em 2024, segundo a Reuters. Antes de fazer sua estreia, Suryavanshi já havia feito história em novembro porquê o jogador mais jovem a ter seus direitos comprados no leilão da IPL.
Os Royals os compraram por 11 milhões de rúpias indianas (muro de US$ 130.000) em seguida uma disputa de lances com o Delhi Capitals que elevou seu preço.