Embalado pela conquista do ATP 500 da Basileia no último final de semana, o brasílico João Fonseca iniciou a sua campanha no Masters 1000 de Paris cumprindo a expectativa em torno da sua boa tempo. O tenista de 19 anos venceu Denis Shapovalov por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/4 e 6/3, em 2h04, nesta terça-feira (28) e avançou no torneio. O confronto ganhou contornos de dramaticidade no final. No set decisivo, o carioca precisou de atendimento médico por pretexto de dores nas costas e na perna esquerda e recebeu massagem à borda da quadra.
Esta foi a segunda vitória sobre o rival canadense (a primeira foi na última sexta-feira, pelo ATP 500). Na próxima rodada do torneio parisiense, o carioca encara Karen Khachanov (14º do mundo), que superou Ethan Quinn.
Atual 28º do mundo, Fonseca tem a chance de prosseguir mais posições na lista da ATP se fizer uma boa campanha na França. O Masters de Paris é o último torneio de 1000 pontos da atual temporada do volta internacional.
No início do ano, o jovem tenista ocupava o 145º lugar da ATP. Ainda era promessa do tênis mundial. Dez meses depois, subiu mais de 100 posições, alcançando o 28º posto.
Uma vez que foi a partida
Na partida, o primeiro set começou tendo o estabilidade uma vez que principal marca da partida. Os dois competidores confirmaram os seus saques com João Fonseca tendo mais facilidade para definir os pontos. No sétimo game, Shapovalov chegou a cometer duas duplas faltas, mas se recuperou e manteve a vantagem de 4 a 3.
Com poucos erros e muita potência no saque, a primeira parcial foi realmente decidida nos detalhes. Com 6 a 5 a seu obséquio, Shapolov aproveitou um momento de inadvertência de Fonseca, definiu o 12º game e abriu vantagem de 1 a 0 em sets.
Na volta à quadra, Fonseca tratou de reagir rápido. Conseguiu quebrar o serviço do contendor canadense logo no primeiro game, confirmou o seu saque na sequência e abriu importante vantagem de 2 a 0 na segunda parcial.
Contando com uma boa variação de golpes, João Fonseca voltou a quebrar o serviço de seu oponente no sétimo game. A partir daí, o set ganhou emoção. Shapovalov, devolveu a quebra, confirmou seu saque e diminuiu a desvantagem para 5 a 4. Apesar da pressão imposta pela reação do canadense, o brasílico confirmou a vitória no décimo game, fechou em 6 a 4 e forçou a realização do set decisivo ao empatar o duelo.
A exemplo da segunda parcial, o terceiro e decisivo set mostrou um João Fonseca muito mais ligado na partida do que o seu rival. Com magnífico mobilidade e esbanjando crédito, o tenista carioca obteve uma quebra logo de rostro, confirmou seu saque e abriu 2 a 0.
Siga o conduto da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em uma guerra que superou as duas horas, Fonseca deu sinais de desgaste no início do terceiro set. No sexto game, ele precisou ser visto à borda da quadra por pretexto de dores nas costas e na perna esquerda. A paragem, porém, não influenciou na performance do brasílico, que confirmou seu serviço e abriu 4 a 2 no terceiro set.
Renovado posteriormente o atendimento médico, João Fonseca manteve o foco e definiu a vitória de viradela sobre o contendor canadense com um 6/3 e triunfo de 2 sets a 1 em sua estreia no torneio.
*Com informações do Estadão Teor
Publicado por Nícolas Robert



