O octógono do UFC testemunhou, na noite desse sábado (10), o adeus de um dos maiores nomes da história do MMA. José Aldo, ex-campeão peso-pena e ícone brasiliano no esporte, anunciou sua aposentadoria definitiva depois ser derrotado por decisão unânime para o canadense Aiemann Zahabi, no UFC 315, realizado em Montreal, no Canadá.
Aldo, de 38 anos, encerra sua vitoriosa curso com um monopólio de 32 vitórias e nove derrotas. O manauara foi o primeiro vencedor peso-pena do UFC e o lutador que mais vezes defendeu o cinturão da categoria de forma consecutiva: sete defesas bem-sucedidas, consolidando seu nome entre os maiores de todos os tempos do esporte.
Depois o combate, ainda no octógono, José Aldo fez um pronunciamento emocionado que confirmou o termo de sua trajetória porquê lutador profissional.
“Dana, obrigado por tudo. Shelby, Fertita, todo mundo do UFC, só tenho que agradecer todo mundo, mas a semana foi difícil para caraca. Não no negócio de peso, mas eu estava brigando com a minha mente para tentar ser o vencedor novamente. É hora de parar, tenho que aproveitar minha família, meus filhos, não quero mais”, declarou o ex-campeão, visivelmente comovido.
“Não faz mais secção da minha vida”
O brasiliano revelou que a decisão de pendurar as luvas amadureceu durante o processo de namoro de peso, geral nas semanas que antecedem as lutas. Aldo relatou um momento de reflexão que o fez perceber que sua relação com o esporte havia chegado ao termo.
Uma mito deixou as luvas no Octógono hoje!
Parabéns pela curso e obrigado por tudo, @JoseAldoJunior!
[ #UFC315 | @UFCFightPassBR ] pic.twitter.com/GWIwaJoGX4
— UFC Brasil (@UFCBrasil) May 11, 2025
“Quando eu estava batendo o peso, alguma coisa no meu coração falou que eu não precisava percutir o peso mais. Eu larguei. Se tivesse luta ia ter, se não tivesse eu não queria lutar mais. Portanto acho que é a última vez que vão me ver isso cá dentro. Isso não faz secção mais da minha vida”, completou.
Curso de José Aldo
José Aldo iniciou sua curso profissional no MMA em 2004 e alcançou o estrelato ao se tornar vencedor do WEC, sendo posteriormente promovido a primeiro vencedor peso-pena do UFC com a fusão das organizações. Ao longo dos anos, venceu nomes porquê Urijah Faber, Chad Mendes, Frankie Edgar e Kenny Florian.
Aldo também foi o protagonista de rivalidades históricas, porquê contra Conor McGregor e Max Holloway.
Mesmo depois perder o cinturão em 2015, Aldo seguiu competitivo no UFC, inclusive migrando para a ramificação dos galos, onde chegou a disputar novamente um título mundial em 2020, contra Petr Yan.
Com o termo de sua trajetória no MMA, o brasiliano se despede porquê uma das maiores referências do esporte no país.