O Palmeiras contou com as adesões da Libra e da Liga Potente União (LFU) na luta contra o racismo no futebol sul-americano e enviou, nesta segunda-feira (10), uma epístola à Fifa. A intenção é solicitar a mediação da entidade máxima do futebol no combate aos frequentes crimes de discriminação racial nas competições da América do Sul.
Portanto, o Verdão conta com os principais clubes do país na iniciativa, uma vez que Atlético, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Santos e mais. As equipes brasileiras se uniram se uniram para pedir maior rigor nas penas aplicadas em casos de racismo.
O documento guiado à Fifa traz um longo histórico dos episódios de racismo nas competições organizadas pela Conmebol, segundo apuração da Itatiaia. Os clubes avaliam que as punições atualmente aplicadas são inócuas e que a entidade sul-americana trata o problema sem a devida seriedade.
Os signatários da epístola pedem que Fifa e Conmebol criem novas regulamentações para casos de racismo no futebol por meio das quais os clubes possam ser responsabilizados.
A primeira medida seria a emprego de multa de 500 milénio dólares (R$ 2,9 milhões), que poderia ser reduzida a 100 milénio dólares (R$ 585,5 milénio) se o torcedor for identificado e punido criminalmente. Em caso de reincidência, porém, o clube punido será eliminado da competição.
Palmeiras se revolta com delito de racismo cometido contra Luighi
A iniciativa acontece em seguida os crimes de racismo cometidos contra o atacante Luighi e outros jogadores do Verdão na Despensa Libertadores Sub-20. A Conmebol aplicou punições consideradas brandas ao Cerro Porteño-PAR, clube mandante do jogo válido pela competição de base — o Palmeiras discordou e detonou as sanções decididas pela instituição.
A presidente Leila Pereira concedeu entrevista coletiva na última sexta-feira (7) e garantiu que o Palmeiras solicitaria a exclusão do clube paraguaio do torneio. Ou por outra, cobrou rigor para identificar e punir os responsáveis pelos crimes.
Clubes que fazem segmento da Libra e LFU
- Clubes da Libra (14): Atlético, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, Vitória; Paysandu, Remo; ABC, Guarani; Sampaio Corrêa.
- Clubes da LFU (33): Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport, Vasco; Atlético-GO; Athletico-PR, Amazonas, América, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR, Vila Novidade; CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta, Tombense.